Skip to main content
Todos os alimentos e substâncias
Emergência

Medicamentos humanos (ibuprofeno, paracetamol…)

Aplica-se a: Cão · Gato

Muitos analgésicos humanos são altamente tóxicos para animais. Nunca automedique.

Possíveis sintomas

Vómitos, diarreia, sangramento, icterícia, convulsões, falência renal/hepática.

O que fazer

Ligue para urgências ou um centro de toxicologia veterinária.

Why it is a problem

Os medicamentos humanos estão entre as causas mais comuns de intoxicação em animais. Analgésicos como o paracetamol e o ibuprofeno, antidepressivos, medicação para a PHDA, comprimidos para dormir e muitos outros podem danificar órgãos ou o sistema nervoso, e os gatos são especialmente vulneráveis.

What a vet may do

Um veterinário ou um centro antivenenos pode indicar o que está em risco consoante o fármaco, a quantidade e o peso do animal, e pode provocar o vómito ou dar tratamento de suporte. Leve a embalagem.

How to prevent it

Guarde todos os medicamentos em armários fechados, use um tabuleiro ao tomar comprimidos e nunca dê medicamentos humanos ao seu animal, a menos que um veterinário o indique.

Intoxicação ou emergência. A PatiTools não é um serviço de emergências. Com sintomas graves, desloque-se ou ligue já.

Escrito pela equipa editorial da PatiTools para informação geral. Não é aconselhamento veterinário nem substitui o veterinário.

Também vale a pena ver

Consultar outro alimento

Referências gerais

São referências gerais de toxicologia veterinária, não uma citação para cada frase desta página. A quantidade e a gravidade dependem do tamanho e da saúde do seu animal e de quanto comeu.